Entrevistas



"Mentiras nas redes tem consequências reais"

Alexis Wichowski

Pós-verdade na era da informação, por Alexis Wichowski

Especialista em tecnologia, mídia e comunicação, Alexis Wichowski é professora de International and Public Affairs na Universidade de Columbia e secretária de imprensa da cidade de Nova York. Em sua segunda entrevista ao UM Brasil, ela analisa dois dos mais prementes desafios da democracia mundial contemporânea: o fenômeno da “pós-verdade” e polarização nas mídias sociais.

Uma produção da Plataforma UM BRASIL em parceria com a Columbia Global Centers | Rio de Janeiro e Comunitas.

“Não conseguimos ainda ser cidadãos”

Ney Prado

Diversidade brasileira não cabe em legislação inflexível, por Ney Prado

Presidente da Academia Internacional de Economia e Direito (AIDE) e Desembargador Federal do Trabalho aposentado, Ney Prado fala ao UM BRASIL sobre a necessidade de modernização do sistema jurídico brasileiro. Segundo avalia, abrangência da constituição de 1988 gera excesso de legislação, que resulta em insegurança jurídica e conflito entre poderes. O jurista argumenta que diversidade brasileira não cabe em legislações inflexíveis – como a CLT – e o estado deve permitir maior autonomia nas relações sociais

Brasil precisa de estados menores e fiscalmente responsáveis, por Ana Carla Abrão

Economista e atual presidente do Conselho de Gestão Fiscal da cidade de São Paulo, Ana Carla Abrão fala sobre sua experiência à frente da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás entre 2014 e 2016 – período em que promoveu ajuste fiscal e reformas estruturais que evitaram que o estado se tornasse “um Rio de Janeiro”.

A economista defende que os estados brasileiros sejam menores, mais transparentes e fiscalmente responsáveis. Ela aborda ainda as reformas econômicas no âmbito federal, perspectivas para eleições de 2018 e atuação das mulheres no mundo corporativo.

“A cada ano, o custo de não fazer reformas fica maior”

Ana Carla Abrão

"O sistema de impostos atrapalha o Brasil"

André Farber

André Farber fala sobre as demandas do mercado no País

Vice-presidente de negócios e franquias do grupo O Boticário, o empresário André Farber conversa com o UM BRASIL sobre a sua experiência como empreendedor e comenta de que maneira o sistema de impostos ainda atrapalha o ambiente de negócios no País. Na entrevista, Farber discute legislação trabalhista, como atender à demanda do talento nas empresas e os exemplos que o Brasil pode seguir de outros países.

A entrevista faz parte da série “Diálogos que Conectam”, realizada pelo UM BRASIL em parceria com a Brazil Conference – evento realizado anualmente por alunos brasileiros da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Neste ano, a missão da Conferência foi proporcionar o diálogo entre as mais diversas lideranças brasileiras a fim de criar debates produtivos na busca de consensos sobre o futuro do nosso País.